PERGUNTAS FREQUENTES 

 

1. Quais as principais atribuições de Assistente Social?

 

O código de Ética profissional define em onze tópicos  as principais competências do Assistente Social. Neste site foram priorizadas as seguintes:

 

 

III- Encaminhar providências, prestar orientação social a indivíduos, grupos e a população.

 

V- Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

 

XI- Realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgão da administração pública direta e indireta, empresa privada e outras entidades.

 

1.2 Qual o  principal motivo para contratar os préstimos da Assistente Social?

 

- O cliente recebe um atendimento de qualidade através da visão de mundo fundamentada nas ciências:

  • Psicologia social;
  • Sociologia aplicada ao Serviço Social;
  • Economia;
  • Filosofia;
  • Ciência política;
  • Direito aplicado ao Serviço Social.

- Sigilo garantido pelo código de Ética artigo 16º : "O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional". 

Desta maneira o cliente não colocará em risco sua reputação, através do compartilhamento não autorizado das suas intimidades , ou  dificuldades, sejam elas financeiras, de saúde,  ou intelectuais.

 Outrossim, se o resultado não for o desejado, o cliente pode ainda contar com o apoio profissional da Assistente Social, no sentido de garantir direitos e esclarecer dúvidas remanescentes. Tenha cuidado com a ajuda de gente incompetente. Não aceite qualquer apoio sem antes firmar um contrato, cujas cláusulas possam garantir a sua segurança patrimonial  e proteção das suas informações pessoais. Cuidado com suas senhas de acesso aos portais de atendimento, pois eles utilizam suas credenciais para solicitação de recursos financeiros previstos nos planos de saúde.

 

2. Quando adquiro um livro feito por Assistente Social estou também utilizando seus serviços?

 

Depende, se houver a informação desta graduação nos dizeres do livro, é certo que o mesmo foi elaborado a partir dos paradigmas do Serviço Social. Neste site está disponibilizado  o livro de conscientização para a prevenção de doenças denominado Educação e Prevenção: Autoexame das Mamas.

 O Guia Acessível de  Credenciados surgiu para suprir a necessidade de visualizar as informações do convênio de maneira mais facilitada, seu contexto fixo possibilita o manuseio estável, e a inserção de novos dados através das anotações realizadas pelos usuários nos seus exemplares. O padrão autêntico, apresenta tamanho de letra 12 e espaçamento 1,5 entre linhas, evita a sobreposição de descrições, tão comuns durante a leitura dos guias elaborados nos formatos comerciais.

 

3. Por que o Guia Acessível não é gratuito?

 

Ele partiu de uma produção independente, sem nenhuma ajuda econômica ou  funcional do plano, ou, dos credenciados.  O guia anterior, extinto, não listava todos os profissionais e clínicas credenciadas. Apenas, figuravam nas suas páginas os profissionais e empresas que pagavam o espaço publicitário. Outro fator determinante do preço final do Guia Acessível, consiste no custo cobrado pelas empresas, relativo ao processo de impressão gráfica. Havendo uma demanda acima de 200 exemplares o preço sofre diminuição, devido aos descontos programados.

 

4. Posso solicitar meu pedido de reembolso sem ajuda de Assistente Social?

 

Sim. É necessário acessar o site Saúde Caixa e seguir as informações contidas no espaço próprio.

 

5. Quero ajuda para resolver solicitações familiares relacionadas ao processo de pedido de reembolso, o que devo fazer?

 

O início do processo de ajuda começa com a solicitação deste serviço através do espaço loja, ou, também poderá, simplesmente preencher o formulário disponível na seção Sobre> Pedido de Reembolso Odontológico. As informações enviadas ficam guardadas, protegidas pelo sigilo profissional do código de Ética do Serviço Social.

 

6. A edição de livros é, também, uma prestação de serviços na área do Serviço Social?

 

Depende, se for uma orientação direcionada aos trabalhos acadêmicos do Serviço Social, a resposta é sim.  Outras áreas do conhecimento, ou, biografias, os trabalhos de edição  de livros são restritos aos participantes das instituições científicas, às quais estou efetivamente associada como Assistente Social (ABED - Associação Brasileira de EaD, ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, ADESG - Associação do Diplomados na Escola Superior de Guerra).

 

 

7. Os trabalhos desenvolvidos neste site são realizados de maneira isolada ou em equipe?

 

O entendimento destas atividades realizadas é melhor compreendido através das seguintes considerações:

 

- As formações descritas na seção “Sobre” são construções sociais, ou seja, as graduações de nível superior acontecem através das inúmeras interações entre os indivíduos e os grupos institucionais, e seu corpo docente e administrativo, incluindo o contexto social, no qual a universidade encontra-se inserida. A formação de nível superior, não consiste apenas num treinamento corporativo ou técnico, que possa possibilitar a capacitação para o exercício de uma habilidade,   a qual, geralmente é exercida na coletividade inerente ao mercado de trabalho respectivo e empregador dos sujeitos ou no trabalho autônomo e empresarial sem qualificação de nível superior do ensino. A docência superior requer o empenho no sentido de formar profissionais críticos e autoconfiantes no seu desempenho profissional independente, isto deverá ocorrer, mesmo quando a atividade profissional é desenvolvida em equipe. De uma maneira, simples ao entendimento geral, o profissional de graduação universitária, deverá alcançar a formação suficiente para o exercício da respectiva atividade de maneira individual, caso contrário, não receberá o título de graduação  pretendido.

 

- Todas as atividades desenvolvidas na sociedade, exigem o empenho de outras pessoas. Nenhum cidadão encontra-se isolado ou totalmente sem vínculos sociais. Necessitamos, uns dos outros desde a hora que acordarmos até o momento no qual nos recolhemos aos nossos dormitórios. O café, o pão, as frutas que comemos no café da manhã exigem um preparo, um trabalho realizado por outras pessoas. Por isso devemos sempre agradecer a todos pelo novo dia, e abençoar a todas as pessoas que nos rodeiam, de maneira a criar uma atmosfera de Paz e Amor, e desta maneira desfrutar de uma vida melhor! Nós somos o que escolhemos ser. As dificuldades por maiores que sejam, não são capazes de promover mudanças na essência humana, se não houver o nosso consentimento para tanto. Fazer a escolha pela essência boa é lutar por um mundo melhor. Ser em si mesmo um mundo melhor, fazer acontecer uma vida melhor através das próprias atitudes, exige, também, o vencimento do medo do isolamento social. E quando tudo isso resultar em erro, o reinício exige o exercício do perdão direcionado a nossa pessoa e aos outros. A crítica sofrida servirá, então para entender através do outro, o que está dificultando este processo interior de ser uma porção deste mundo melhor, desta felicidade sem fim, conforme a afirmativa bíblica: aqui na Terra como no céu!

 

 

8. Por que a denominação do site como "Leitura Informativa" ?

 

O objetivo inicial do site foi direcionado à divulgação dos livros de minha autoria, os quais também incluem atividades  desenvolvidas durante a formação na pós-graduação do ensino superior. A leitura informativa cumpre o papel de levar ao leitor uma informação alcançada através de pesquisa, o que não constitui uma obrigação de uma obra literária tipo romance, ficção científica, poesia, e outras similares.  Em 2017 resolvi também divulgar os trabalhos no campo do Serviço Social neste mesmo site. Considero que a ajuda, proporcionada ao cliente do Serviço Social, deverá ocorrer num clima descontraído e amigável. Isto torna o exercício profissional da assistente social diferente do balcão de atendimento formal, onde o cliente também encontrará a ajuda de qualidade, mas, sem a condição de atender a especificidade de cada caso através da prestação do serviço personalizado, isto exige a formação  e a legalidade  peculiar ao serviço social.